Filosofia
Proposta Filosófica da Escola
A Educação Teresiana assume o compromisso de promover a dignidade da pessoa humana e a defesa da vida em todas as suas formas, através da inclusão, solidariedade e justiça.
Acredita no valor da pessoa, em sua capacidade de ler o mundo, de ser agente do processo de transformação na busca da coerência entre o pensar e o agir.
Propicia a formação de cidadãos comprometidos com uma forma de poder participativo e democrático atendendo os interesses da maioria da população.
Atende a todas as dimensões da pessoa: saber conhecer, saber fazer, saber ser e saber conviver. Está pautada na consciência crítica, atitude cidadã e relações fraternas para construir a nova humanidade, tendo a utopia e a esperança como estímulo constante.
Escola Teresiana:
O objetivo da Escola Teresiana é educar conforme os ideais de Santo Enrique de Ossó e Santa Teresa de Jesus, infundindo o espírito da Verdade, Alegria, Dignidade, Magnanimidade, solidariedade e Fortaleza para contribuir na transformação do mundo.
Desenvolve relações de convivência fraterna, respeitadora de todas as pessoas, com a possibilidade de diálogo, despertando a capacidade de ouvir sugestões e de ser solidário.
A Escola Teresiana acredita no valor da pessoa, em sua capacidade de ler o mundo e de ser agente do processo de transformação.
Os educadores teresianos:
Como competentes profissionais da educação, são sujeitos de saber pedagógico capazes de:
Criar experiências múltiplas de aprendizagem de qualidade;
Garantir o sentido dos saberes que produzem;
Mediar os processos de aprendizagem e convivência, considerando os diferentes saberes de cada educando;
Proceder a uma avaliação formativa e mediadora;
Utilizar metodologias variadas, enfatizando ação-reflexão-ação;
Desenvolver o projeto político pedagógico interdisciplinar, como equipe de educadores;
Educar conforme os princípios do Evangelho de Jesus Cristo.