Estrutura



Assistência Social- Isabel Terres

A Escola Santa Teresa de Jesus de Sant’Ana do Livramento, foi fundada em 1911, por solicitação da comunidade local e das autoridades do município, pela boa fama na qualidade da educação das escolas teresianas.

Desde a sua fundação foi um centro cultural de grande relevância na cidade, através da sólida formação impartida nos diferentes cursos. Primário, Ginasial, Colegial, Conservatório de Música e dos que, através das Reformas do Ensino foram surgindo nos seus 100 anos de existência.

Contudo, o diferencial por excelência nesta caminhada, tem sido a formação de educadores, que iniciou em 1930, quando foi implantada a “Escola Complementar para Formação de Professores Primários”, o único curso da cidade. Nos anos subseqüentes os inspetores estaduais que visitavam a escola, ao fazer os registros nas atas, não deixavam de tecer elogios ao trabalho realizado pelas mestras e mestres e ao aproveitamento das alunas. Na Escola Complementar foram formadas 414 Professoras.

Em 1946, a Escola Normal, substituía o Curso Complementar, que deu maior impulso ainda à missão de formar professoras não só para o município de Sant’Ana do Livramento, mas para atender às necessidades dos municípios adjacentes para os quais eram requisitadas as professoras formadas.Com o advento da Lei 5692/71, outros cursos profissionalizantes de 2º Grau foram implantados, mas a menina dos olhos da Escola, o Curso de Magistério, não só continuou, mas se ampliou e a escola obteve o reconhecimento dos Estudos Adicionais para as habilitações de Professoras de 5ª e 6ª séries de 1º Grau nas Áreas de Comunicação e Expressão, Estudos Sociais e Ciências.

Pelos serviços relevantes da Escola Normal Santa Teresa, em fevereiro de 1972, ocorreu um fato digno de nota: A Secretaria de Educação/RS oficializou o compromisso de desativar a “Escola Normal Estadual Alceu Wamosy” de Livramento, e transferir as alunas para a Escola Normal Santa Teresa de Jesus, com o compromisso de custear os estudos das alunas carentes, de acordo com os preços das anuidades. O pagamento dessas anuidades era feito em contraprestação, de cedências de educadores e compra de vagas.

Toda a formação das professoras e professores de Livramento e até dos municípios vizinhos foi feita durante muitos anos na Escola Santa Teresa de Jesus, até que, no início dos anos 90, a política educacional mudou, foram criadas duas Escolas Normais do Estado na cidade e retiradas as cedências de professores e a compra de vagas.

Durante esse longo período foram formadas mais de 3500 professoras e professores que ocupam postos de responsabilidade no setor educacional em Livramento e outras cidades e mesmo em Porto Alegre. Eles se se sentem orgulhosos da formação recebida no Colégio Santa Teresa.


Nos últimos anos, sem ajuda alguma do Estado, com duas escolas Normais gratuitas em Livramento e a desvalorização atual do Curso Normal de Ensino Médio, pela própria legislação do Ensino, o curso Normal do Colégio foi fechado, mas se continuou com criatividade a formação de Professores, oferecendo cursinhos de curta duração, intensificando a Formação permanente dos Educadores do Sant a Teresa e os Cursos de Espiritualidade Teresiana (CETEP).

Hoje a escola oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O número de alunos nos últimos anos foi crescendo. Atualmente são 608 alunos, distribuídos em em vinte e duas turmas.

Os educadores, como competentes profissionais da educação, criam experiências múltiplas de aprendizagem de qualidade; Medeiam os processos de aprendizagem e convivência considerando os diferentes saberes de cada educando; Utilizam metodologias variadas enfatizando a ação-reflexão-ação; Desenvolvem o projeto político pedagógico interdisciplinarmente, como equipe de educadores; Educam conforme os valores do Evangelho de Jesus Cristo.

O objetivo da Escola Teresiana é educar conforme os ideais de Santo Enrique de Ossó e Sant a Teresa de Jesus, infundindo o espírito de verdade, alegria, dignidade, magnanimidade e fortaleza para contribuir na transformação social e defesa do lar comum, o nosso Planeta.









Nossos Endereços