Notícias

“O RIO DO SAMBA: resistência e reinvenção”


21/09/2018 • NOTÍCIAS



"O samba do Rio de Janeiro foi caminho para cidadania, foi bem-sucedida aventura civilizatória, foi meio de afirmação e de conquista do povo negro da cidade. Como tal, precisa ser conhecido e valorizado por cada um de nós, brasileiros. A luta continua." (Nilcemar Nogueira - Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro)

Nossos alunos da turma 1001 e 2001 tiveram uma aula no Museu de Arte do Rio. Na visita a exposição “O RIO DO SAMBA: resistência e reinvenção” os alunos observaram o surgimento do samba não apenas como ritmo, como gênero musical e como dança: nascia há cerca de 100 anos como uma das formas de resistência de um grupo social marginalizado, excluído de todas as oportunidades de instrução, de trabalho e de lazer. Além de arte, o samba foi para os negros instrumento de luta contra a injustiça, a opressão, o preconceito religioso, a discriminação étnica, a perseguição política e violência policial.
Há dez anos, o samba foi reconhecido pelo IPHAN como patrimônio cultural do Estado Brasileiro. E, através da exposição, pudemos constatar que sua trajetória foi um meio de afirmação e um caminho para a cidadania do povo negro da cidade do Rio de Janeiro.


Colégio Santa Teresa de Jesus, Ensino Médio, 1º e 2º anos, aula-passeio, samba,





Carregando Calendário





Nossos Endereços