Notícias

Consciência Negra e Cultura da Cor


20/11/2017 • NOTÍCIAS



A negritude e a descendência africana são um assunto que devem ser trabalhados constantemente no âmbito escolar. Em um espaço tão diverso quanto o Colégio Santa Teresa, é importante integrar a história e as vivências de todos os nossos estudantes. É por isso que, em 2015, criou-se o projeto "A Cultura da Cor: consciência e vivências sobre a África e africanidades". O projeto, com a colaboração da área de Ciências Humanas e Linguagens, tem como objetivo abordar temas associados às culturas africanas, afrodescendentes e afro-brasileiras.

Na semana da Consciência Negra, relembramos alguns dos momentos pautados pelo projeto. Em maio, recebemos um grupo de imigrantes haitianos. Convidados para conversar com nossos educadores, os haitianos que estavam hospedados no Vida Centro Humanístico, trouxeram um pouco das suas experiências até chegarem no Brasil compartilharam suas vivências como imigrantes negros em nosso país.

Ainda neste ano, o professor Diego Sampaio, de Geografia que dá aula aos Anos Finais do Ensino Fundamental e coordena o projeto Cultura da Cor, visitou as turmas de 5º ano EF para abordar a escravidão no Brasil. Os estudantes trabalharam locais e personagens importantes para a história negra e a história da miscigenação no Brasil. Estudaram sobre os quilombos e conheceram mais sobre Zumbi dos Palmares, o personagem histórico Chico Rei, Chica da Silva e Rosa Maria Egipcíaca.

Ainda este ano, o tradicional livro de poesias das turmas de 8º ano EF, organizado pelos professores de Língua Portuguesa Caetano Bueno e Paola Santos, que este ano teve como tema “Todas as cores da gente”. Cada estudante produziu seu poema pensando em questões raciais e de etnia, e a obra foi lançada na nossa Feira Cultural.


cultura da cor, consciência negra, ensino fundamental





Carregando Calendário





Nossos Endereços