À Ana com carinho
08/11/2017 • NOTÍCIAS
Nos reunimos na noite de ontem para homenagear a nossa querida e inesquecível professora de Arte Ana Christina que nos deixou há 30 dias.
Iniciamos celebrando a missa em sua intenção e, em seguida, inauguramos a placa que dá seu nome à sala de Arte do nosso colégio.
Homenagem significa, originalmente, um juramento de subordinação e de fidelidade que os vassalos faziam aos senhores feudais. Aos poucos, passou a significar "ato ou demonstração de respeito, apreço ou admiração". A esses significados, nossa homenagem acrescentou mais um sentido: o de gratidão.
São Tomás de Aquino, em seu Tratado de Gratidão, nos ensina que a gratidão consiste numa realidade humana complexa e se compõe em três níveis.
O primeiro nível é o do reconhecimento do benefício recebido. O segundo é o nível do agradecimento, que consiste em louvar e dar graças. O terceiro é o nível mais profundo, o nível da retribuição, do vínculo. Neste nível, nos sentimos vinculados e comprometidos a retribuir o outro.
Analisando os três níveis de gratidão, percebemos que a formulação da língua portuguesa "obrigado" é a única que expressa o nível mais profundo de gratidão. Quando agradecemos, queremos dizer ”fico obrigado perante vós”, então estamos nos vinculando, nos comprometendo a retribuir um favor.
À inesquecível Ana de Arte, o nosso MUITO OBRIGADO!!!