Turmas dos Anos Iniciais pesquisam a partir do método científico
14/09/2017 • EVENTOS
A busca pelo conhecimento através da pesquisa deve começar cedo na vida dos estudantes. A partir do 1º ano do Ensino Fundamental, as professoras e professores guiam as turmas através das perguntas das crianças pelo método científico.
O método científico consiste em algumas regras que determinam a ordem de procedimentos necessários para produzir ciência. Como os Anos Iniciais do Ensino Fundamental são uma fase de bastante dúvidas e curiosidade sobre o mundo, as turmas elencam uma pergunta para responder através do método.
Este ano, alguns exemplos são “Por que quando pensamos em algo de olhos fechados nos concentramos mais do que de olhos abertos?”, da turma 51; “O que é o mofo?”, na turma 15; e “Como é possível ser sustentável em casa?”, pergunta da turma 44.
A partir da pergunta, os estudantes fazem pesquisas em livros e na Internet sobre o assunto e formulam uma hipótese. Em algumas turmas, até mesmo pesquisadores convidados vieram ao colégio para ajudar a compreender alguns fenômenos. No 4º ano, a turma 41 recebeu o neurocientista Dr. Humberto Muller, para explicar sobre neurônios e a memória.
Depois disso, vários experimentos devem ser feitos para descobrir se a hipótese está certa. Nessa fase, as turmas encheram o laboratório de Ciências. A turma 34, por exemplo, estava trabalhando sobre o álcool gel e produziu sua própria versão caseira; enquanto a turma 53 foi ao laboratório descobrir quantos abacaxis são necessários para ligar uma calculadora.
Conforme as hipóteses são testadas e aprovadas, as pesquisas vão sendo registradas para concorrerem nos Salões e Feiras de Iniciação Científica das universidades mais próximas. É possível conferir mais sobre cada experiência no nosso Facebook, que está sendo atualizado com o método científico das turmas.