Projeto Nuclear explica os perigos da energia atômica
22/08/2017 • EVENTOS
A energia atômica está presente no mundo como forma de geração de energia e também na produção bélica. Embora a ênfase para os seus perigos diminua quando não ocorrem acidentes, ainda são muitos os lugares que foram vítimas da energia nuclear. Pensando nisso, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio aprofundaram seus conhecimentos sobre os acidentes de Chernobyl (1986), Goiânia (1987) e Fukushima (2011) e sobre os ataques às cidades de Hiroshima e Nagasaki, na 2ª Guerra Mundial, para apresentar aos colegas e aos professores.
Em um primeiro momento, as turmas estudaram o assunto nas aulas de Física, Química e História para contextualizar o uso desta tecnologia em diferentes âmbitos. No dia 07/08, então, convidaram os colegas do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio a participarem da apresentação que elaboraram. Um alarme sonoro, semelhante aos das usinas nucleares, chamou os estudantes ao pátio.
As turmas de 3º ano EM, apresentaram um material informativo, e sensibilizaram a plateia com um vídeo ao som de A Rosa de Hiroshima, poema musicado de Vinícius de Moraes. Após, os estudantes foram convidados a visitar os espaços montados nas salas de aula das turmas e nas salas de projeção, apresentando sobre o Projeto Manhattan, que deu origem a bomba atômica, e sobre os acidentes de Chernobyl, Goiânia e Fukushima.
Neste mesmo dia, o grupo também participou de uma palestra com o Greenpeace sobre Os Desafios das Mudanças Climáticas, tema que afeta diretamente a necessidade do uso de energia nuclear. Na conversa, outros assuntos foram abordados como o aquecimento global, a obsolescência programada, o consumo responsável, a campanha #DefendaOsCorais, o uso de energias renováveis e a história do Greenpeace e suas ações no Brasil e no mundo.
Confira a notícia no blog do Greenpeace, e veja mais fotos no nosso Facebook.