Eventos

Um novo olhar sobre a escravidão


17/07/2017 • EVENTOS



Será que hoje em dia ainda existe escravidão? Foi a partir deste questionamento que o professor de Geografia, Diego Sampaio, preparou uma conversa especial com as turmas de 5º ano EF. O professor que dá aula aos Anos Finais do Ensino Fundamental, coordena o projeto Cultura da Cor, aqui do Santa Teresa, que debate assuntos pertinentes à etnia, ao continente Africano e à negritude.
Com os professores das turmas, os estudantes trabalharam locais e personagens importantes para a história negra e a história da miscigenação no Brasil. Estudaram sobre os quilombos, sendo um deles o Quilombo do Areal da Baronesa, o maior de Porto Alegre. Também conheceram mais sobre Zumbi dos Palmares, o personagem histórico Chico Rei, Chica da Silva e Rosa Maria Egipcíaca.
Depois deste um extenso trabalho sobre os povos escravizados historicamente, especialmente na África, o 5º ano foi convidado a refletir: “o que entendemos por escravidão?” e se “ainda existe trabalho escravo?”. Os professores e os estudantes puderam chegar juntos à conclusão de que hoje, há uma “modernização” do trabalho escravo, em que é visível que “a sociedade vem se tornando cada vez mais dependente do sistema capitalista”.
A partir desta observação, as turmas notaram a troca de significado histórico da palavra “escravidão” e quais etnias, ou grupos de pessoas, são escravizadas hoje em dia. O trabalho buscou não apenas ampliar o conceito de escravidão, mostrando que ainda há hoje lugares em que o trabalho escravo existe, mas também destacar as lutas, conquistas e contribuições culturais feitas pelos povos escravizados no Brasil.


ensino fundamental, cultura da cor, ciências humanas





Carregando Calendário





Nossos Endereços