Aprendizagem

Hora de "Bioferver" com as turmas do 6º ao 9º no Arraial Teresiano


29/06/2017 • APRENDIZAGEM



Os alunos do 6º ao 9º ano fizeram uma viagem pelo bioma Caatinga durante as aulas de Educação Física. 
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e o principal da região Nordeste. Seu patrimônio biológico não é encontrado em nenhum outro lugar do planeta, apresentando grande variedade de paisagens e de biodiversidade. A Caatinga é o terceiro maior bioma brasileiro e um dos mais afetados pela atividade humana: mais de 80% de sua área já foi alterada pela ação do homem.
Apesar da sua importância, o bioma tem sido destruído de forma acelerada. Por isso, nossos alunos escolheram a rainha dos biomas, a onça-pintada, felino encontrado um dia em todos os biomas, mas hoje extinto do Pampa e considerado extinto na Caatinga, como símbolo da luta pela preservação, representando este bioma tão importante na nossa dança: o BioFrevo.
O frevo foi o ritmo escolhido para representar a região Nordeste. Segundo Luís da Câmara Cascudo, em seu Dicionário do Folclore Brasileiro, "...E foi dessa ideia de fervura (o povo pronuncia frevura, frever etc.) que se criou o nome de frevo...". Esta dança típica pernambucana, derivada da marcha e do maxixe, passou a significar efervescência, agitação, rebuliço e influenciou outras danças de regiões brasileiras como o "Passinho" do Funk Carioca.
Os alunos do 6º ao 9º ano dançaram este ritmo quente, brasileiro, premiado mundialmente em festivais de dança pela leveza de seus movimentos e, é claro, pelo calor de sua batida.
É hora de Bioferver no Arraial Teresiano!


Colégio Santa Teresa de Jesus, Ensino Fundamental, 6º ao 9º ano, Festa Junina, Arraial Teresiano, Caatinga, Frevo





Carregando Calendário





Nossos Endereços