Alegria, homenagem e emoção: 4º ano no Arraial Teresiano
28/06/2017 • APRENDIZAGEM
As turmas do 4º ano estudaram o Cerrado. Se há uma palavra que define o que é o Cerrado, essa palavra é DIVERSIDADE.
O segundo maior bioma brasileiro, apesar de seu enorme valor para a humanidade, está ameaçado. O desmatamento acelerado nas últimas décadas para a produção agrícola e pecuária, aliado à expansão urbana, reduziram a cobertura vegetal do Cerrado a pouco mais da metade do que foi um dia. Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro mais ameaçado pela ação humana.
As turmas "SOS Natureza e Salvadores do Biomas" prepararam uma apresentação voltada para o estado de Goiás trazendo um pouco da música sertaneja e da Catira, dança de tradição do folclore local. A Catira é uma dança em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos e tem suas raízes em Goiás, norte de Minas e Interior de São Paulo.
As turmas animaram os presentes batendo a sola da bota e nos emocionaram, relembrando a saudade que o retirante sente da sua terra.
Romaria, a música símbolo do caipira composta por Renato Teixeira, que também ajudou a reverter o abandono em que se encontrava a música sertaneja e sua história, fechou a apresentação do 4º ano e o bloco de danças do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Uma homenagem aos 300 anos da Aparição de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e aos romeiros de toda parte que visitam o local.