Curumins do 2º ano no Arraial Teresiano
27/06/2017 • APRENDIZAGEM
Os exploradores do 2º ano, das turmas Exploradora de Biomas, Esquadrão da Natureza e Guardiões dos Biomas, voltaram seus estudos para o Bioma Amazônia.
A Amazônia é quase mítica: um verde e vasto mundo de águas e florestas, onde as copas de árvores imensas escondem o úmido nascimento, reprodução e morte de mais de um terço das espécies que vivem sobre a Terra.
Os povos indígenas são os primeiros habitantes conhecidos da Amazônia. Lá está presente a maior população indígena do Brasil. Eles detêm o conhecimento ancestral da floresta e toda uma tecnologia de interatividade com o meio ambiente sem destruí-lo.
Nossos exploradores descobriram que um dos maiores problemas enfrentados pelas tribos indígenas é a exploração de terras ilegais pelo garimpo, agropecuária, construção de hidroelétricas, rodovias, e diversas outras atividades dos “homens brancos”.
Todas as lutas indígenas, de ribeirinhos, de quilombolas é sempre um passo a cada dia para manter seus territórios. Porém, mesmo contra a corrente do modelo, é graças a essas populações que ainda temos grande parte da floresta em pé.
Por isso, com muita animação, as turmas do 2º ano homenagearam os povos indígenas da Amazônia e os povos indígenas de todo o Brasil! Dançaram pelo respeito e o fim do preconceito contra as comunidades indígenas, pela preservação de suas tradições culturais e religiosas e pelo respeito e valorização dos seus costumes.