Aprendizagem

Pré II apresenta o Carimbó no Arraial Teresiano


27/06/2017 • APRENDIZAGEM



Os alunos do Pré II, das turmas Araucária, Aroeira e Jequitibá, voltaram seus estudos para o Bioma Amazônia. Olhando de cima, a Amazônia parece um grande cobertor verde, mas quando chegamos mais perto descobrimos a enorme variedade de plantas e animais que vivem em seu território, além dos rios que cortam seu caminho e das pessoas que lá vivem e dela tiram o seu sustento.
Os povos indígenas são os primeiros habitantes conhecidos da Amazônia. Lá está presente a maior população indígena do Brasil. Eles detêm o conhecimento ancestral da floresta e toda uma tecnologia de interatividade com o meio ambiente sem destruí-lo.
Envolvidos com as descobertas do bioma Amazônia, os alunos do Pré II escolheram uma dança da região Norte para a festa junina. Todos se encantaram pelo Carimbó. Esta dança era, originalmente, um ritmo indígena, dos índios tupinambás, que habitavam o norte do Brasil. Os negros, que foram em grande quantidade para o norte, começaram a introduzir alterações no ritmo, para que pudesse ser dançado com mais ginga, e inseriram partes dos batuques africanos, tanto na música quanto na dança. Os portugueses, por sua vez, inseriram elementos das músicas e danças europeias. Então, o Carimbó é um gênero brasileiríssimo, porque surgiu a partir da mistura de elementos indígenas, africanos e europeus. O Carimbó saiu do contexto rural amazônico, urbanizou-se e é hoje a expressão cultural nordestina de maior relevância.
Encante-se com o Pré II fechando o bloco de danças da Educação Infantil com muita ginga, alegria e emoção!!!


Colégio Santa Teresa de Jesus, Educação Infantil, Pré II, Festa Junina, Arraial Teresiano, Carimbó





Carregando Calendário





Nossos Endereços