Um século de vida
15/07/2015 • NOTÍCIAS
Há exatos 100 anos, celebrávamos a missa que marcaria a fundação do nosso colégio! Vejam como a Madre Elisa Gomes nos conta este dia:
"Na verdade esta fundação e a maneira de preparar a nossa capela têm muito de parecido ao que sucedeu a Santa Madre nas suas fundações, porque na véspera à noitinha ainda não havia nada na capela. Verdade é que não dormimos durante duas noites seguidas e a última nos vem justo para acabar tudo; umas coziam, outras preparavam o altar, outra pintava o frontal do mesmo. Das 4 às 5 horas todas limpavam e lavavam a casa e por fim, às 7 e meia da manhã começava a santa missa.
Vem celebrar o Reverendo Padre Séve que às 8 horas da manhã seguinte, já elevava ao Céu a Hóstia consagrada e a campainha anunciava que o Rei dos Céus e da terra morava já entre nós.
Como não tinha harmonium nem organista, aconselhou-nos o Sr. Padre Séve que rezássemos o terço durante a missa para que fosse o primeiro ato de comunidade.
Assistiram à missa várias famílias convidadas pelo mesmo Reverendo Senhor, com as quais nos pôs em relação com o fim de fazer propaganda do nosso colégio.
Depois da missa, Padre Séve fez-nos uma prática curta, mas muito apropriada e acrescentou: "Agora já podem estar tranquilas e contentes que tudo irá bem e nada lhes faltará, embora estejam no princípio da fundação, porque já têm a Jesus no tabernáculo pois quem a Deus tem nada lhe falta, diz Santa Teresa de Jesus.
Assim terminou singela e humildemente a inauguração privada do nosso colégio."
(Fragmento retirado do Livro de Ouro do Colégio)