As turmas do 1º ao 5º ano no Arraial Centenário
22/06/2015 • APRENDIZAGEM
Com a participação especial da aluna Ana Paula, 9º ano, e seu pai Camilo, as turmas do 1º ano abriram os festejos juninos homenageando as Irmãs fundadoras portuguesas e todos aqueles que deixaram Portugal rumo ao Rio de Janeiro. Dançando "Bate o pé", "Vira" e "É uma casa portuguesa" nossas crianças emocionaram.
As turmas do 4º ano representaram a influência africana na formação da nossa cultura com o jongo, ritmo que teve suas origens na região africana do Congo-Angola e foi trazido para o Brasil pelos escravos. Os jongueiros do 4º ano movimentaram-se ao som de "Bendito", "Pisei na pedra", Boi Preto" e "Eu chorei".
E do jongo brotou o samba! Este ritmo marcante da cultura carioca embalou a apresentação do 2º ano. O samba "Festa no Arraiá" relembrou os valores teresianos plantados no Rio de Janeiro há 100 anos.
A influência do povo nordestino foi apresentada pelas turmas do 3º ano que dançaram o forró, ritmo típico da Região Nordeste. Nossas crianças forrozearam ao ritmo de " Esperando na janela", Xote das meninas" e "Xodó".
Encerrando este bloco, as turmas do 5º ano dançaram a tradicional quadrilha, trazida para o Brasil no século XIX com a vinda da Corte Real Portuguesa e faz uma homenagem aos santos juninos para agradecer as boas colheitas da roça. Através da nossa quadrilha, também agradecemos a colheita dos valores e da educação de excelência que plantamos há 100 anos.